segunda-feira, 26 de novembro de 2007

40% dos portugueses em risco de AVC

Actualmente, 39,3 por cento por cento dos portugueses conjugam uma série de factores de risco para ter enfartes, AVC, problemas renais ou diabetes. A conclusão resulta de um estudo divulgado pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia que diz também que entre os utentes do Serviço Nacional de Saúde com uma média de 58 anos, a prevalência da síndrome metabólica aumenta para os 61 por cento. Os dados do trabalho, apresentado no simpósio da Fundação Portuguesa de Cardiologia, são publicados na edição desta segunda-feira do Diário de Notícias.

A síndrome metabólica, uma patologia que afecta actualmente 48,5 por cento das mulheres e 32,8 por cento dos homens (estudo Valsim) é descrita por Pedro Marques da Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, como “a doença dos bocadinhos”. Conforme explicou o especialista, “a pessoa tem o colesterol (bom) reduzido, um pouco de gordura, de triglicéridos a mais. É a doença dos quases. O doente está quase a ter um enfarte, uma trombose”.

Esta mistura de factores de risco aumenta cinco vezes o risco de diabetes, triplica a probabilidade de trombose ou enfarte e duplica as mortes por estas causas.

A par da hipertensão, a alimentação é também um dos principais factores responsáveis pelo número de AVC. Os portugueses consomem o dobro do sal recomendado e a redução "não é possível em dois anos", referiu Pedro Marques Silva. De acordo com o responsável, substituir o sal por ervas aromáticas pode ser um passo importante para tornar mais saudável a alimentação dos portugueses.

Marta Bilro

Fonte: Diário de Notícias, Diário Digital.

Sem comentários: