segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Vacina Rotarix demonstra efectividade contra cinco tipos de rotavírus

Os resultados de um estudo de Fase III, publicados na “The Lancet”, demonstraram que a vacina oral Rotarix (estirpe RIX4414 do rotavírus humano (viva e atenuada)), da GlaxoSmithKline (GSK), é eficaz na protecção das crianças contra as cinco principais formas do rotavírus, vírus que provoca diarreias graves nas crianças.

O estudo realizado por investigadores da Universidade de Tempere, na Finlândia, incluiu 3994 crianças europeias que receberam duas doses da vacina ou de placebo, e passaram por dois período consecutivos de rotavírus após a vacinação. A vacina demonstrou efectividade contra os tipos de vírus que provocam 98 por cento de gastroenterite por rotavírus, na Europa, durante os dois primeiros anos de vida.

Os resultados combinados de ambos períodos demonstraram que a vacina foi 78,9 por cento eficaz contra o rotavírus de qualquer gravidade, 90,4 por cento eficaz contra o rotavírus grave, e 96 por cento eficaz contra as hospitalizações por rotavírus. O rotavírus causa 87 mil hospitalizações anualmente e aproximadamente 700 mil consultas cada ano.

Segundo o principal autor do trabalho, Timo Vesikari, os resultados do estudo demonstram que a vacinação com Rotarix, se a for integrada no plano de imunizações de rotina das crianças, poderá resultar numa redução significativa, não só do encargo que advém da doença, mas também das gastroenterites pediátricas durante os dois primeiros anos de vida.

A Rotarix foi criada pela Avant Immunotherapeutics Inc. e licenciada à GlaxoSmithKline, e já está disponível em mais de 90 países, estando também a ser revista pela agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA).

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, First Word, CNN Money, Hemscott

Sem comentários: