segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Cientistas suecos dizem estar a dois passos da vacina anti-HIV

Investigadores do Instituto Karolinska da Suécia dizem estar perto de obter uma vacina eficaz contra o vírus da Sida. De acordo com o anúncio feito pelos cientistas na televisão sueca, a imunização poderá ser possível dentro de dois ou três anos.

Os ensaios clínicos da vacina revelaram que 97 por cento dos 40 voluntários inoculados desenvolveram resposta imunológica contra o vírus HIV. O estudo está em marcha há já sete anos.

A Tanzânia foi o país escolhido para uma nova fase de testes com a vacina que está a ser administrada a 60 voluntários daquele país. Os primeiros testes sugerem que deverá ser possível obter resultados semelhantes aos alcançados na Suécia.

“Os resultados das fases 1 e 2 dos testes têm sido extremamente promissores”, afirmou a cientista Britta Wahren, responsável pelo projecto da vacina no Instituto Karolinska, em entrevista à BBC, citada pelo portal Diário Digital.

Ao longo das últimas duas décadas foram desenvolvidas perto de 200 vacinas em diferentes países, porém, até ao momento, nenhuma conseguiu obter resultados eficazes nos testes com humanos em larga escala.

Falhas registadas nos resultados preliminares fizeram com que, em Setembro passado, fossem suspensos os testes de uma vacina experimental que era considerada uma das mais avançadas. Após 13 meses de testes, o estudo levado a cabo pela farmacêutica Merck em nove países, demonstrou que a vacina não conseguiu impedir a contaminação de voluntários com o vírus HIV.

Os dados da Organização das Nações Unidas indicam que a Sida já provocou mais de 20 milhões de mortes, e hoje cerca de 40 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV no mundo – 70 por cento delas no continente africano.

Marta Bilro

Fonte: Diário Digital.

Sem comentários: