segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Diabetes atinge 10% dos portugueses

Numa sociedade cujos estilos de vida são cada vez mais sedentários, as estatísticas relativas ao número de diabéticos não param de aumentar. Dados divulgados pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), Luís Correia, indicam que actualmente 10 por cento dos portugueses sofrem de diabetes, embora apenas 6,5 por cento sofra oficialmente da doença.

Um inquérito realizado pela SPD revelou que 6,5 por cento da população portuguesa sofre da doença, sendo que muitos casos ainda estão por diagnosticar, afirmou Luís Correia em declarações à TSF.

De acordo com o responsável, “há uma larga faixa de pessoas que não estão diagnosticadas” e que se estima estar entre as “200 a 300 mil”. A partir deste número facilmente nos aproximaremos “do milhão de portugueses que têm diabetes”, alertou.

O presidente da SPD disse ainda que a diabetes tipo II está a “aumentar de forma explosiva”, sendo que, nos últimos 15 a 20 anos, Portugal terá registado um aumento de cerca de 40 por cento nos portadores da doença. A alimentação errada e a vida sedentária são apontadas pelo responsável como as principais justificações para este cenário.

“Isto é tão marcante que estão a aparecer diabéticos com idades muito jovens, situação que está ligada à obesidade”, acrescentou Luís Correia.

Marta Bilro

Fonte: Diário Digital, TSF Online.

Sem comentários: