quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Obesidade aumenta risco de cancro nas mulheres

As mulheres obesas correm um risco substancialmente mais elevado de desenvolver dez dos dezassete tipos de cancro mais comuns nas mulheres, principalmente durante a menopausa, de acordo com um estudo publicado quarta-feira pela Associação Médica da Grã-Bretanha.

Ao longo de sete anos, os investigadores examinaram 45.000 casos de cancro em cerca de um milhão de mulheres, relacionando 6.000 deles ao excesso de peso.

De acordo com os resultados desta investigação, 51 por cento dos casos de cancro uterino e 48 por cento dos endocarcinomas do esófago, são devidos aos excesso de peso, patologias que poderiam ter sido prevenidas com uma alimentação equilibrada e exercício físico.

Por outro lado, o estudo revelou também que existem determinados tipos de cancro que não parecem ser influenciados pelo peso, pelo que apenas 10 a 20 por cento dos casos de mielomas múltiplos, do cancro renal, de leucemia e de cancro do pâncreas analisados podem atribuir-se ao excesso de peso.

Para os autores do estudo, a obesidade pode explicar perto de 6.000 dos 120.000 novos casos de cancro que se registam anualmente entre as mulheres com mais de 50 anos. Cerca de dois terços desses 6.000 casos são cancros do útero e da mama.

Quanto à menopausa, os investigadores perceberam que neste período o excesso de peso aumenta o risco de cancro da mama e do intestino.

Para evitar estas patologias, a organização britânica Cancer Research recomenda que se coma todos os dias aproximadamente à mesma hora e sem pressas, que se reduza a ingestão de gorduras e que se aumente o consumo de frutas e legumes.

Caminhar uma hora ou hora e meia diariamente e estar de pé pelo menos dez minutos a cada hora são outras recomendações da organização.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

1 comentário:

Rui Borges disse...

Uma única fonte é claramente insuficiente!