sábado, 16 de junho de 2007

Consumo moderado de álcool previne artrite reumatóide

Um novo estudo, apresentado esta sexta-feira, no Congresso Europeu de Reumatologia, veio mostrar que o consumo moderado de álcool pode prevenir o aparecimento da artrite reumatóide.

De acordo com Henrik Kallberg, do Karolinska Institute, de Estocolmo, o consumo de três a dez copos de vinho por semana, aumenta as defesas do organismo e diminui em 50% a possibilidade de aparecimento da artrite reumatóide.

Os benefícios do consumo moderado de álcool, haviam já sido demonstrados em estudos anteriores, nomeadamente na redução do risco de doenças cardiovasculares, no tratamento de alguns tipos de cancros e até da doença de Alzheimer.

“Estes resultados mostram que o álcool não só pode ter um efeito preventivo da AR, reduzindo também os riscos associados ao tabaco, como também nos dá uma ideia da dosagem indicada”, explica Kallberg.

No entanto, a missão está longe de estar terminada, é ainda necessária a confirmação através de novos estudos, relembra Tore Kvien, presidente da Liga Europeia Contra o Reumatismo, admitindo contudo, que os resultados anunciados são “muito interessantes”.

A artrite reumatóide é uma desordem inflamatória degenerativa, altamente incapacitante, que afecta mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo.

Inês de Matos

Fonte: Reuters

Sem comentários: