sábado, 16 de junho de 2007

Operações ao estômago tornam pessoas mais sensiveis ao alcóol

Operações ao estômago para diminuir o peso tornam as pessoas mais sensíveis aos efeitos do álcool, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos.

John Morton, da equipa de cientistas da Universidade de Standford (na Califónia), já fez mais de mil operações deste género com o intuito de combater a obesidade. Quando foi convidado a participar no programa televisivo da Oprah onde falou das consequências deste tipo de intervenção, ficou surpreso quando se apercebeu da quantidade de pessoas que referiam os efeitos do álcool.

Ao ouvir a história de um doente que acusou álcool no sangue durante uma operação stop quando só tinha bebido um copo de vinho, o investigador ficou curioso acerca dos efeitos do álcool nos pacientes, antes e depois da operação.
Na investigação foi dado 15 centilitros de vinho tinto a 19 pessoas que tinham sido operadas, que o ingeriram em 15 minutos e a 17 pessoas que não fizeram a operação. Nos resultados foi possível observar que aqueles que se tinham submetido à cirurgia atingiram os 0,08% e os restantes não chegaram aos 0,05%.

Portanto, as pessoas que são operadas ao estômago ficam alcoolizadas mais rápido e demoram mais tempo a atingir a taxa de alcoolemia nula. De acordo com os investigadores, demoraram mais 46 minutos do que as pessoas que não foram operadas.

Fonte: Diário Digital, RTP

Sem comentários: