sexta-feira, 13 de julho de 2007

Envelhecimento Humano em debate no I Congresso Internacional de Gereontologia

O I Congresso Internacional de Gereontologia vai decorrer na Escola Superior de Educação João de Deus, em Lisboa, de 8 a 10 de Novembro, dedicado ao tema (Con)vivências do corpo à alma.

Os principal objectivo do congresso passa pela promoção do debate científico e gerontotecnológico, acerca do envelhecimento humano. Como tal, existirá uma cooperação entre diversas ciências, nomeadamente entre a psicomotricidade, a geriatria e a medicina, por exemplo, de forma a assegurar maior autonomia e cidadania à população envelhecida.

Os progressos da medicina tem levado ao aumento da esperança média de vida e as fracas taxas de natalidade têm proporcionado o envelhecimento da população, no entanto, “a qualidade de vida dos idosos nem sempre é a melhor”, refere o site on-line do Congresso.

“Urge procurar respostas e medidas para o processo de envelhecimento do Homem. Quanto mais não seja pela via educativa e sociocultural, para se recuperar o respeito pelo idoso”, pois apesar da idade, o gereonte “ainda pode adaptar-se e intervir activamente na sociedade que ajudou a construir”, sendo útil e representando uma mais valia.

O congresso pretende alertar para a condição do idoso, promovendo a informação, formação e investigação-acção em Envelhecimento Humano, que deveria “ser uma prioridade na Sociedade Portuguesa e na União Europeia tal como no resto do mundo”, refere o website.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 580 milhões de idosos em todo o mundo, dos quais 350 milhões (61%) vivem nos países desenvolvidos. Em 2020, deverão existir mil milhões de idosos e no ano 2025, os indivíduos com mais de 60 anos serão mais numerosos do que os jovens com menos de 20 anos.

Para mais informações consultar:
http://www.ese-jdeus.edu.pt/gerontologia/gerontologia.asp

Inês de Matos

Fonte: Jasfarma, http://www.ese-jdeus.edu.pt/gerontologia/gerontologia.asp

Sem comentários: