sexta-feira, 13 de julho de 2007

Serviço de esterilização do Hospital da Guarda recebe certificação de qualidade

O serviço central de esterilização do hospital da Guarda obteve o certificado de qualidade pela norma ISO 9001-2000, que garante altos padrões de qualidade e permitirá a sua abertura a outras instituições da região. O processo foi desenvolvido ao longo de três anos, envolvendo uma empresa nacional e outra internacional, tendo sido esta última a atribuir o certificado.

A unidade agora certificada foi criada em 1998 e desde então, a limpeza e esterilização de todos os objectos utilizados nos diversos serviços do hospital e artigos têxteis, passou a ser feita neste serviço.

Com este certificado de qualidade, o serviço de esterilização, que de momento serve apenas o Hospital Sousa Martins (HSM), poderá prestar apoio a outras instituições da região, já que “tem capacidade instalada não só para a área do Serviço Nacional de Saúde mas, também, para as instituições particulares de solidariedade social", garantiu Fernando Girão, presidente do Conselho de Administração do HSM.

O responsável considera mesmo que no futuro, este poderá vir a ser um serviço rentável para o HSM, sendo que já existe “um pedido do Hospital da Misericórdia da Guarda, que poderá ser prestado através de um protocolo, com contrapartidas de um e do outro lado”.

Fernando Girão não esconde que gostaria de ver certificados todos os serviços clínicos do HSM, de forma a “criar condições de qualidade no serviço prestado pelo hospital”.

Na opinião de Matilde Cardoso, enfermeira directora do HSM, a certificação obtida permite garantir que “todos os serviços que são servidos pela central de esterilização podem ter a maior confiança", reconhecendo que este é "um serviço credível em que é possível confiar". A enfermeira realça ainda que a eficácia do serviço de esterilização é o “básico para todos os serviços se poderem desenvolver" com qualidade.

O processo de certificação implicou um investimento de cerca de 30 mil euros, comparticipado pelo Programa Saúde XXI e promoveu remodelações ao nível de vários aspectos, "o pessoal recebeu formação, foi aumentado o número de funcionários, os espaços foram redefinidos, foram adquiridos novos equipamentos de ponta, aperfeiçoou-se tudo aquilo que já estava feito", explicou Isabel Cristina, enfermeira responsável pelo serviço.

Em 2005 existiam apenas nove técnicos inseridos neste serviço, mas com o decorrer do processo de certificação os recursos humanos foram aumentados, existindo neste momento 15 técnicos em funções .

O investimento em novos equipamentos e tecnologia foi outro dos aspectos mais relevantes, sendo que neste momento, entre outros equipamentos, o serviço dispõe de três máquinas de lavar e desinfectar e de igual número de esterilizadores.

Os objectos que dão entrada no serviço de esterilização são "lavados, desinfectados, agrupados, empacotados e esterilizados", sendo posteriormente devolvidos à proveniência, explicou Isabel Cristina. No entanto, a certificação não garante a perfeição do serviço pois as falhas continuam a existir, apesar de serem mínimas e aceitáveis.
O serviço funciona 16 horas por dia, das 08:00 às 24:00, realizando em média 15 ciclos de esterilização por dia, divididos por dois turnos de segunda a sábado.

Para além da certificação do serviço de esterilização, o HSM conta também com a certificação do seu serviço de patologia clínica, distinguido em 2000, dai que Matilde Cardoso realce a grande importância da certificação agora obtida, pois “estes dois serviços são o suporte de outros”.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

1 comentário:

ptcp disse...

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