sexta-feira, 13 de julho de 2007

O anticoagulante Idraparinux da Sanofi-Aventis apresenta resultados mistos

A Sanofi-Aventis anunciou que os dados de estudos sugerem que o anticoagulante idraparinux é tão eficaz como a varfarina na redução de derrames cerebrais e eventos embólicos sistémicos do sistema nervoso periférico, em pacientes com fibrilação atrial. As descobertas foram apresentadas no congresso da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostase, em Genebra.

Contudo, os resultados dos 4576 pacientes do ensaio AMADEUS também mostraram que os casos de hemorragia clinicamente relevante foram significativamente mais elevados naqueles que receberam idraparinux, em comparação com os que receberam varfarina. Os resultados demonstraram que a hemorragia apareceu com o tempo, e foi mais pronunciada em pacientes mais idosos e naqueles com função renal comprometida.

A farmacêutica sublinhou que os dados referentes a hemorragias indicam a necessidade de reconsiderar uma redução da dose do idraparinux para pacientes identificados como sendo de risco. O principal investigador do estudo, Harry Buller, acrescentou que o novo estudo BOREALIS-AF do fármaco se deverá focar na melhoria do perfil de segurança preservando simultaneamente a sua eficácia.

A Sanofi está a adaptar a terapia de modo a combater os problemas de hemorragias que surgiram nos anteriores testes ao fármaco. A farmacêutica está a adicionar uma substância, que não modifica a estrutura do idraparinux, nem o seu funcionamento, e que irá permitir aos médicos desligar o mecanismo anticoagulante do tratamento em situações que incluam, por exemplo, cirurgias não planeadas.
Isabel Marques

Fontes: FirstWord, Bloomberg, CNN Money

2 comentários:

ptcp disse...

Escreveu: "Fibrilação atrial"; em português escreve-se "fibrilhação auricular".

"Redução de derrames cerebrais e eventos embólicos sistémicos do sistema nervoso periférico,"; o sistema nervoso não está sujeito a embolias nem derrames. O aparelho circulatório é o aparelho com vasos sanguíneos que, estes sim, estão sujeitos a embolias e derrames.

O artigo foca num assunto relevante. Esclareça estas questões e volte a submeter o artigo mencionando Reposição no início do título.

Isabel disse...

Realmente é no aparelho circulatório que podem ocorrer embolias e derrames, contudo, os artigos que li induziram-me em erro, levando-me a uma tradução errada, como por exemplo, "non-central nervous system systemic embolic events" e "des embolies systémiques (hors système nerveux central)".
Agradeço a correcção e chamada de atenção.