quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Além de pasta dentífrica e gel para queimaduras
Mais medicamentos retirados do mercado


O Infarmed deu ontem ordem de retirada do mercado farmacêutico português de diversos lotes dos medicamentos Euglucon e Semi-Euglucon, para tratamento da diabetes de tipo II, além de um gel para queimaduras e picadas de insectos e de uma pasta de dentes.

Sobre os medicamentos destinados a diabéticos não insulino-dependentes da Roche, a Autoridade Nacional da Farmácia e do Medicamento precisou que não está em risco a saúde pública, mas todas as embalagens de todos os lotes dos comprimidos 5mg Euglucon glibenclamida e dos comprimidos de 2,5mg Semi-Euglucon sob três registos de Autorização de Introdução no Mercado terão de ser recolhidas. A retirada deve-se a resultados fora das especificações nos estudos de estabilidade em termos de dureza e de pureza.
Num outro comunicado o Infarmed informou que ordenou a retirada do mercado do Disoderme Gel, por ter sido detectado cloridrato de lidocaína, uma substância proibida, na composição de produtos cosméticos e de higiene corporal. À firma Chefaro Portuguesa, responsável pela distribuição do gel, foi concedido um prazo de 10 dias para proceder à recolha de todas as embalagens. Entretanto foi ainda anunciada a retirada do mercado das pastas dentífricas Amalfi-dent Classic e Amalfi-dent Herbal, fabricadas na China, por conterem dietilenoglicol, substância tóxica por ingestão em doses elevadas e cujo uso comporta risco para a saúde pública.

Carla Teixeira
Fonte: Infarmed, Agência Lusa

2 comentários:

ptcp disse...

Juntar vários casos de produtos retirados é uma boa idéia. Permite direccionar esta informação aos leitores mais generalistas.
De qualquer forma previligia-se o artigo individual de cada produto retirado para que a informação seja perceptível logo no título.
Este tipo de artigos é útil quando o produto retirado é líder no mercado global (Ben-U-Ron, Halibut, Aspirina, por exemplo) ou quando há uma quantidade anormal de produtos retirados.

Bom trabalho Carla, inovou!

Carla Teixeira disse...

Obrigada. Tem sido de facto anormalmente elevada a quantidade de produtos retirados do mercado pelo Infarmed nos últimos dias. Por isso pensei em juntá-los todos, em vez de publicar peças jornalísticas diferentes, embora entenda, como refere, que será mais perceptível a publicação de textos individuais.