quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Rumores sobre possível aquisição fazem crescer acções da Bayer

A especulação sobre uma possível aquisição por parte da Novartis tem vindo a impulsionar o crescimento das acções da farmacêutica Bayer na bolsa alemã que ontem atingiram uma subida de 4,1 por cento. A oferta pode chegar aos 70 euros por acção, noticia a Bloomberg.

As acções da Bayer aumentaram ontem 2,87 euros para os 55,13 euros à hora de fecho da bolsa. O laboratório alemão, que no ano passado comprou a rival Schering AG por 17 mil milhões de euros, cresceu mais de 30 por cento este ano, impulsionada pelos ganhos da sua unidade de cuidados de saúde.

“Há rumores de que a proposta da Novartis pode chegar aos 70 cêntimos oferecidos por cada acção da Bayer”, referiu Oliver Schmidt, um analista da empresa alemã “Landesbank Rheinland-Pfalz”. Christian Hartel, porta-voz da Bayer escusou-se a comentar a afirmação. Por seu turno, John Giraldi, porta-voz da Novartis, disse apenas que a farmacêutica “nunca comenta a especulação do mercado”.

Os analistas consideram que a aquisição pode não estar prestes a concretizar-se porque a Bayer produz plásticos e químicos agrícolas para além de medicamentos. Karl-Heinz Scheunemann, analista da Bankhaus Metzler Seel, em Frankfurt, defende que a suposta intenção de aquisição não vai além dos rumores, isto porque, “se é certo que a Novartis tem capacidade para financiar uma aquisição, ser-lhe-ia difícil assimilar um conglomerado”.

Marta Bilro

Fonte: Pharmalot, Bloomberg.

Sem comentários: