quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Crianças: Medicamentos para tosse e constipações só com prescrição médica

FDA adverte os pais

O governo norte-americano lançou um aviso aos pais para que evitem medicar as crianças, principalmente quando são menores de 2 anos de idade, com fármacos para a tosse e constipações sem que estes tenham sido prescritos pelo médico. A medida insere-se numa acção de revisão geral que pretende avaliar a segurança e eficácia destes produtos na população infantil.

O Comité de Aconselhamento de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) deverá reunir-se nos dias 18 e 19 de Outubro com o intuito de analisar a ingestão de medicamentos para a tosse e constipações por parte das crianças.

Face às crescentes preocupações relativas aos riscos e benefícios destas substâncias, a FDA emitiu uma chamada de atenção, na qual menciona vários efeitos adversos graves registados em crianças às quais foi administrada uma dose elevada de medicamentos de venda livre para o tratamento de constipações e tosse. De acordo com a entidade reguladora norte-americana, as crianças com idade inferior a 2 anos merecem especial atenção.

Os pais devem, por isso, respeitar rigorosamente as indicações que acompanham o fármaco, refere a FDA. A lista de recomendações diz ainda que não devem ser administrados a crianças medicamentos destinados aos adultos, que as gripes e constipações surgem com diferentes intensidades sendo, por isso, aconselhável consultar um especialista para obter o fármaco mais indicado a cada situação, e também que devem ser lidas todas as informações sobre o produto contidas na embalagem.

Marta Bilro

Fonte: Yahoo News.

Sem comentários: