quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Amgen vai dispensar 14% dos trabalhadores

A farmacêutica Amgen anunciou uma redução de 14% dos seus trabalhadores. A multinacional pretende assim reduzir as despesas depois dos prejuízos causa pela queda nas vendas de dois dos seus maiores produtos, Aranesp e Epogen.

O chefe executivo da empresa, Kevin Sharer, comentou que a dispensa de 2.220 a 2.600 trabalhadores faz parte de um plano de reestruturação da farmacêutica. Deste modo, no próximo ano prevêem uma redução orçamental no valor de 1, 300 mil euros.

As dificuldades tiveram início em Julho quando um estudo revelou que Aranesp e Epogen, utilizados em doentes oncológicos para combater a anemia, podiam agravar o cancro e provocar ataques cardíacos.

A Amgen junta-se assim à lista de empresas que tem apresentado cortes orçamentais durante o último ano. As causas predem-se com o crescimento rápido de novos fármacos em comparação com os que já existem e são patenteados.

Farmacêuticas como a Pfizer (redução de 1o mil trabalhadores) e a Johnson & Johnson, que eliminou 4. 800 mil postos de trabalho fazem parte da lista a que agora de junta a Amgen.

sara pelicano

fontes: marketwatch, new york times

Sem comentários: