quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Vinte mil portugueses sofreram intoxicações em 2006

Medicamentos são os principais culpados

Vinte mil pessoas sofreram intoxicações com necessidade de recurso hospitalar em 2006, quase metade eram crianças, divulgou o Centro de Informação Antivenenos (CIAV). Os medicamentos são os principais actores na lista dos culpados.

Entre as 9161 crianças intoxicadas, 5521 foram alvo do consumo indevido de fármacos. Há casos em que estas substâncias foram ingeridas por iniciativa própria, mas há também situações de uso incorrecto ou excessivo. Os detergentes e lixívias são responsáveis por 2233 casos de intoxicações.

Os maiores perigos estão no interior das habitações, alerta o centro médico de informação toxicológica. Uma vez que vivemos rodeados de possíveis tóxicos é necessário conhecer-lhes os perigos, não descuidar a atenção e ensinar as crianças acerca da sua utilização correcta. Ainda assim, a precaução e o mais importante.

O centro de atendimento do CIAV está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano. O serviço é assegurado por médicos especializados, fornece informações referentes ao diagnóstico, quadro clínico, toxicidade, terapêutica e prognóstico da exposição a tóxicos - humanas e animais - e de intoxicações agudas ou crónicas. Disponibiliza também esclarecimentos sobre efeitos secundários dos medicamentos, substâncias cancerígenas, mutagénicas e teratogénicas.

Marta Bilro

Fonte: Correio da Manhã, INEM.

Sem comentários: