quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Astellas aposta em Advagraf para fazer frente aos genéricos

A Astellas Pharma está a apostar na nova fórmula do imunomodulador Prograf (Tacrolimus), o Advagraf, para proteger as vendas do medicamento no mercado norte-americano, no qual a patente está prestes a expirar. O novo imunomodulador é utilizado em pacientes adultos na prevenção da rejeição de transplantes de fígado, rim ou coração e implica apenas uma toma diária.

O presidente da farmacêutica japonesa, Masafumi Nogimori, está a aguardar aprovação das autoridades dos Estados Unidos da América para comercializar o tratamento de acção prolongada utilizado na prevenção da rejeição de órgãos em pacientes transplantados. As vendas do Prograf, cuja protecção de patente termina em 2008, renderam mais de 312 milhões de euros no trimestre que terminou em Junho.

Na opinião de Nogimori, uma versão do Prograf que implique uma única toma diária, em vez de duas, pode impedir os doentes de mudarem para um medicamento genérico. “Queremos colocar o fármaco de acção prolongada no mercado o mais rapidamente possível de forma a manter o mercado de imunossupressores que ainda detemos”, afirmou o responsável que acredita que estes doentes não deverão aderir a um genérico tão facilmente como acontece com outros fármacos porque “o transplante de órgãos é arriscado”.

O Advagraf rececebu autorização de comercialização da União Europeia a 7 de Junho de 2007. O medicamento resulta de uma combinação entre as garantias do principal agente imunossupressor, o Prograf, mediante uma fórmula que permite aos pacientes uma única toma diária.

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, Infarmed.

Sem comentários: