quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Anuário Estatístico de I&D da indústria farmacêutica
Visão geral sobre o sector do medicamento


O norte-americano Centre for Medicines Research International Ltd. acaba de publicar o Anuário Estatístico de Investigação e Desenvolvimento da Indústria Farmacêutica 2007, obra que é já uma referência e uma ferramenta para o planeamento dos negócios mais importantes para os responsáveis pelas decisões em matéria de investimento em I&D e em numerosas áreas da estratégia corporativa nos laboratórios farmacêuticos de todo o mundo. Editado por aquela unidade subsidiária da Thompson Scientific, o livro, também designado como “Factbook”, visa oferecer a mais completa e actualizada visão geral das tendências emergentes no sector.

Partindo de uma análise que incidiu sobre as 20 principais companhias farmacêuticas da actualidade a nível mundial, as que mais investem na pesquisa e no desenvolvimento de novos medicamentos, o Factbook concluiu que as receitas resultantes dos fármacos que foram lançados nos últimos cinco anos representou apenas 16 por cento do volume total das receitas obtidas pelas companhias em 2006, o que significa, segundo o estudo, que, apesar do aumento contínuo e considerável da aposta dos laboratórios naquele sector – tendo em conta que a iminente caducidade de algumas patentes tende a desencadear o esforço maior no sentido da apresentação de novos compostos químicos –, não se nota um sinal claro de um qualquer aumento do número de novos medicamentos no mercado farmacêutico mundial.
O documento constata ainda a existência de a contínua expansão do desenvolvimento clínico em países que não os tradicionalmente líderes nesta matéria (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos), sendo que em 2005 quase metade dos pacientes recrutados para participação em ensaios clínicos não eram naturais de nenhuma daquelas oito regiões principais. Peter Joshua, vice-presidente do centro internacional que produziu o anuário, atesta que ele “fornece considerações muito válidas sobre a atividade de I&D na indústria farmacêutica”, e “pode ajudar as empresas a tomar decisões que permitam diminuir o tempo de desenvolvimento de novos produtos com a sua marca, melhorar a sua eficácia e estabelecer objectivos de desempenho mais precisos, avaliando a performance interna face aos concorrentes”.
A edição deste ano do Anuário Estatístico de I&D da indústria farmacêutica encontra-se disponível na versão impressa e em formato electrónico, fornecido num CD que contém o documento em pdf e powerpoint, com gráficos e comentários dos especialistas que os produziram. Mais informações sobre o Factbook, bem como os pedidos de encomendas, podem ser obtidas em http://www.cmr.org/.

Carla Teixeira
Fonte: Thomson Scientific, PR Newswire

Sem comentários: