quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Identificado gene ligado à cegueira

Cientistas canadianos esperançados em novos métodos de diagnóstico para doenças oftalmológicas

O gene responsável por alguns tipos de cegueira (o AE3/SIc4a3) - que regula o PH da retina - tem um papel importante no desenvolvimento de doenças oftalmológicas. A descoberta foi feita por investigadores da Universidade de Alberta, no Canadá.

De acordo com o estudo conduzido por dois cientistas canadianos - e divulgado no site da universidade – as experiências feitas em ratos permitiram a Joe Casey e Yves Sauvé chegarem à conclusão de que “o AE3 mantém então o balanço ácido, removendo o desperdício de CO2 gerado pelo foto-receptor.”

Os investigadores acreditam que “a sua interrupção pode levar ao desenvolvimento de vários tipos de cegueira”, nomeadamente, as distrofias hereditárias da retina (DHR) - que resultam de alterações genéticas hereditárias e se traduzem em retinose pigmentar, distrofia de cones, doença de Stargardt e doença de Best, entre outras – mas que, a identificação deste gene poderá abrir caminho à criação de novos métodos de diagnóstico.

Ressalvando que, não existe uma ligação directa entre o Sic4a3 e as DHR, Joe Casey e Yves Sauvé garantem que “há uma semelhança entre os sintomas apresentados pelos ratos com deficiência do gene e pelos indivíduos com DHR.”

Raquel Pacheco
Fonte: www.expressnews.ualberta.ca/mediasummaries

Sem comentários: