quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Vídeo relaciona antidepressivos a episódios de suicídio e violência

À medida que aumentam as preocupações e se agravam as suspeitas de que os medicamentos antidepressivos impulsionam os comportamentos suicidas, surge um vídeo no You Tube que tenta passar uma mensagem clara: estes fármacos podem levar ao suicídio e, em alguns casos, a episódios de violência.

Este conjunto de imagens filmadas, cuja autoria não é clara, surge no portal apenas uma semana após a divulgação de um estudo publicado no “The American Journal of Psychiatry” e que indicava que os avisos colocados nas embalagens dos antidepressivos, por decisão da Administração Norte Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA), conduziram a uma diminuição na utilização destas substâncias e a um aumento dos casos de suicídio.

O vídeo faz um apanhado de vários momentos televisivos algo controversos, excertos de uma reunião da FDA acerca dos medicamentos, entrevistas a familiares e críticos, incluindo o testemunho de Joseph Glenmullen e David Healy da Universidade de Gales. As imagens começam por mostrar uma chamada telefónica para o 911 (112) durante a qual uma adolescente da Nova Jérsia ameaça suicidar-se. Tal como noticia o portal Pharmalot.com, as imagens perturbam os mais susceptíveis e têm potencial para deixar furiosos aqueles que acreditam que os antidepressivos são benéficos para os doentes.

“Estas são histórias de famílias reais”, disse Lisa Van Syckel, uma activista cuja família é ouvida no vídeo, citada pelo portal. “Os meios de comunicação social divulgam apenas um fragmento – 30 segundos nos quais um pai faz uma declaração, e depois há um comentário da indústria farmacêutica ou de alguém que realizou ensaios clínicos. O vídeo force uma visão profunda do que aquelas famílias sofreram”, afirmou.

Marta Bilro

Fonte: Pharmalot.com.

Sem comentários: