quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Irlandesa Crospon Medical Devices prepara comercialização
Adesivo inteligente distribui medicação


A Crospon Medical Devices, empresa irlandesa que se dedica ao desenvolvimento de dispositivos e equipamentos médicos, anunciou há poucos dias a intenção de iniciar a comercialização de um adesivo inteligente, que tem a capacidade de administrar, por injecção subcutânea, um ou mais medicamentos no organismo de um paciente, de um modo controlado e sem provocar dor.

De acordo com a empresa irlandesa, o novo produto permite um controlo mais eficaz do tempo para administração de cada dose da medicação indicada para o doente, além de armazenar um histórico de informações relativas às dosagens e aos protocolos firmados em matéria de segurança, para prevenir o eventual surgimento de reacções adversas à medicação utilizada ou a possíveis interacções entre fármacos diferentes. O mecanismo de actuação do novo adesivo, que utiliza micro-agulhas para furar a pele e aceder de um modo mais rápido e directo à corrente sanguínea do doente, foi desenvolvido pela firma norte-americana Hewlett-Packard, fabricante de equipamento informático líder naquele mercado, e poderá, como o farmacia.com.pt oportunamente noticiou, vir a constituir-se como a grande solução para aqueles que necessitam de tomar injecções, mas sofrem de fobia em relação a agulhas.
A Hewlett-Packard, que se celebrizou em todo o mundo pela sigla HP, desenvolveu, em exclusivo para a Crospon, este adesivo, baseado na tecnologia do jacto de tinta utilizada nas suas impressoras, em que o princípio é em tudo similar ao dos pensos de nicotina, que permitem a absorção daquela substância pela pele. Por cada polegada quadrada o penso contém 900 mil microagulhas, vários microprocessadores e uma unidade térmica. Os medicamentos contidos no penso são aquecidos e injectados pelas microagulhas, e os processadores podem monitorizar a injecção, estabelecer a dosagem e a frequência de administração durante longos períodos ou em resposta aos sinais vitais do doente, como a pressão arterial.
O vice-presidente do departamento de licenciamentos de propriedade intelectual da HP, Joe Beyers, explicou que “é possível administrar várias combinações de medicamentos em alturas distintas”. A Crospon Medical Devices é uma entidade privada baseada na localidade de Galway, na Irlanda, e foi fundada apenas em 2006, com o intuito de criar e desenvolver equipamentos minimamente invasivos para monitorizar, diagnosticar e tratar doenças, designadamente nas áreas da endocrinologia e da gastroenterologia

Carla Teixeira
Fonte: Crospon, iGov, farmacia.com.pt

Sem comentários: