sábado, 21 de julho de 2007

112 recebeu quase 25 mil chamadas falsas em 2006

No ano passado, foram feitas 24.281 falsas chamadas de emergência para o 112, efectuadas por pura brincadeira e apesar da triagem, 8984 motivaram mesmo a deslocação recursos de auxilio até ao suposto local do sinistro. Apesar de algumas condenações, a grande maioria das chamadas não são identificadas e o infractor sai impune.

Pedro Coelho dos Santos, director de comunicação do INEM, diz que não há contabilidade das condenações em tribunal por este tipo de actuação, mas assegura que são poucas, tendo surgido essencialmente nos últimos dois anos. "Prestam serviço administrativo no INEM ou na PSP. Tenta-se mostrar como funciona o sistema do 112, para perceberem o transtorno causado e o prejuízo para quem precisa mesmo de assistência".

Todos os dias são feitas 66 chamadas falsas para o INEM e em média são activadas 25 ambulâncias. Coelho dos Santos sublinha que "tem havido uma diminuição ligeira no número de chamadas falsas, mas ninguém pode dizer que 24 mil é pouco".

Todas as chamadas feitas para o 112 que envolvam feridos ou doentes são transferidas pela PSP para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Nestes centros, apesar da triagem feita pela Polícia, acabam ainda assim por ser recebidos alguns alertas falsos.

Os atrasos resultantes das chamadas falsas podem resultar em perigosas para a vida de quem realmente necessita de assistência rápida. Fátima Rato é médica do CODU de Lisboa, parte integrante do INEM, explica que “muitas vezes, vamos a determinada habitação e as pessoas ficam espantadas porque não pediram uma ambulância. Normalmente, os autores da brincadeira dão uma morada falsa, mas mesmo quando é a sua própria casa não reconhecem a infracção".

Desde 2000, o número de saídas desnecessárias de ambulâncias diminuiu, não chegando, em média, a metade da quantidade de chamadas falsas efectuadas para o 112.

Inês de Matos

Fonte: Jornal de Noticias

Sem comentários: