sábado, 21 de julho de 2007

Fiocruz e Genzyme colaboram para combater doenças negligenciadas

O laboratório brasileiro Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) e a Genzyme, empresa líder no mercado mundial de biotecnologia, deverão anunciar, no dia 23 de Julho, uma parceria no âmbito do desenvolvimento de novos tratamentos contra as denominadas doenças negligenciadas, como é o caso da malária, leishmaninoses e Doença de Chagas.

Numa primeira fase a cooperação deverá concentrar-se na investigação de novos tratamentos contra a Doença de Chagas, responsável por cerca de 50 mil mortes por ano a nível mundial. Uma das pesquisas iniciais tem como alvo um tratamento que neutraliza uma proteína responsável por causar problemas cardíacos nos doentes que sofrem desta patologia.

"As doenças negligenciadas são um enorme problema para os países em desenvolvimento em todo o mundo", salienta o presidente da Fiocruz, Paulo Buss. Conforme explicou o responsável, no Brasil, os esforços para aumentar a actividade científica nesse campo estão a ser acelerados com o apoio do Ministério da Saúde. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Genzyme, um dos líderes mundiais em biotecnologia, e optimistas com os avanços que esta colaboração trará no combate às doenças infecciosas", acrescentou Buss.

Henri Termeer, presidente da Genzyme, mostrou-se igualmente satisfeito com a colaboração e confiante no potencial das empresas para trabalharem em doenças negligenciadas. "A nossa indústria tem potencial para maximizar a capacidade criativa dos laboratórios de investigação, convertendo a pesquisa básica para novos candidatos de medicamentos em ensaios clínicos. Estamos optimistas com esta parceria com a Fiocruz, que acreditamos será produtiva, de longo prazo e poderá servir de modelo para futuras colaborações com outras instituições", frisou Termeer.

Marta Bilro

Fonte: Revista Fator

Sem comentários: