sábado, 21 de julho de 2007

Anvisa lança "Operação Placebo"

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entidade brasileira que regula a comercialização de medicamentos, acabou de lançar uma operação policial contra a venda ilegal de medicamentos através da internet.

Em cooperação com a Polícia Federal, a agência reguladora diz ter detectado a venda ilegal de fármacos e produtos na internet que não se encontram registados na Anvisa, com produção ou distribuição irregular, em seis estados e dez municípios do país. De acordo com uma nota de imprensa a que o farmácia.com.pt teve acesso, terão sido identificados cerca de 60 locais ilícitos de armazenamento ou venda nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A "Operação Placebo", como lhe chamaram os responsáveis, é fruto de nove meses de investigação, durante os quais os produtos foram vigiados a partir da identificação de “empresas” que apresentavam maior frequência de actividades na rede mundial de computadores. Para se infiltrarem no meio, os responsáveis pela investigação entraram em contacto com os fornecedores que disponibilizavam medicamentos placebo, sem registo ou nota fiscal, e procederam à compra de anfetaminas, anabolizantes, complementos alimentares, medicamentos abortivos e estimulantes sexuais fabricados em laboratórios clandestinos.

Perto de 40 farmacêuticos e advogados destacados pela entidade reguladora deverão cooperar tecnicamente na análise prévia dos medicamentos e na verificação da legalidade dos produtos detectados. As autoridades suspeitam que, para além da adulteração ou falsificação de medicamentos, possa também haver contrabando.

Marta Bilro

Fonte: iGov, Anvisa.

Sem comentários: