terça-feira, 28 de agosto de 2007

Estudo sobre gastrite em crianças garante distinção a investigadores portugueses

Uma equipa de investigadores do Hospital de Santa Maria foi agraciada com o Prémio Científico Hospital de Santa Maria – Sanofi-Aventis. A distinção foi motivado por um projecto de investigação que pretendeu perceber qual a resposta da mucosa gástrica à infecção por Helicobacter pylori, bactéria causadora de gastrite.

“Linfócitos da mucosa e expressão de antigénios HLA-DR na gastrite associada a Helicobacter pylori pediátrica” é o nome do trabalho desenvolvido por José Fernando Gonçalves Ruivo, Ana Isabel Lopes, Rui Victorino e A.M. Palha que mereceu a atribuição do prémio. O estudo pretendeu fornecer esclarecimentos sobre a gastrite por Helicobacter pylori e aos mecanismos de desenvolvimento da doença, não possíveis em adultos (expostos a outros agentes nocivos que podem condicionar a avaliação dos resultados, como o tabaco ou alguns medicamentos).

O galardão tem o intuito de contemplar o melhor trabalho de investigação clínica ou clínico-laboral realizado por profissionais do Hospital de Santa Maria, promovendo a criação e desenvolvimento de projectos nacionais inovadores capazes de fazer a diferença no panorama actual da investigação científica.

“A atribuição destes prémios enquadra-se na política da Administração do Hospital, que entende e muitíssimo bem, que o Hospital de Santa Maria, enquanto Hospital Universitário deve dinamizar, tanto quanto possível, a actividade científica, logo a vertente da investigação, recorrendo para isso à atribuição de bolsas que permitam a execução de trabalhos científicos”, afirmou o Coordenador do Gabinete de Apoio à Investigação, António José Gonçalves Ferreira.

O prémio, anualmente financiado pela farmacêutica francesa Sanofi-Aventis, “tem como único objectivo incentivar os jovens médicos a desbravar caminhos e impulsionar a investigação científica em Portugal”, acrescentou o mesmo responsável.

Marta Bilro

Fonte: Médicos de Portugal.

Sem comentários: