terça-feira, 28 de agosto de 2007

FDA aceita avaliar tratamento anti-histamínico da Schering-Plough/Merck

A Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) aceitou a candidatura apresentada pela Schering-Plough Corp e pela Merck & Co Inc para avaliar uma possível autorização de comercialização para o loratadina/montelucaste, um medicamento experimental destinado ao tratamento da rinite alérgica. O fármaco combina dois tratamentos comummente utilizados num único comprimido.

A substância, que está a ser desenvolvida por uma jointventure criada entre as duas farmacêuticas, inclui na sua composição ingredientes activos do Claritine (Loratadina), da Schering-Plough, e do Singulair (Montelucaste) da Merck.

As empresas pretendem garantir a aprovação do loratadina/montelucaste enquanto tratamento dos sintomas da rinite em pacientes que procuram aliviar o congestionamento nasal.

De acordo com os laboratórios, o produto combinado vai ser alvo de uma revisão por parte da entidade reguladora norte-americana, o que, por norma, significa que a FDA deverá emitir uma resposta dentro de 10 meses.

A parceria estabelecida entre a Schering-Plough e a Merck deu já origem ao Zetia (ezetimiba) e ao Vytorin (Ezetimiba+Sinvastatina), dois fármacos redutores do colesterol que se têm revelado verdadeiros motores de lucro para ambas as farmacêuticas.

Marta Bilro

Fonte: Forbes, Reuters, Infarmed.

Sem comentários: