quinta-feira, 4 de outubro de 2007

“Banhóleum creme gordo” e produtos da “Karen 2” reintroduzidos no mercado

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) autorizou a reintrodução no mercado de novos lotes com novas fórmulas do produto “Banhóleum creme gordo” e de vários produtos da marca “Karen 2”.

Numa nota de carácter urgente, emitida esta quarta-feira, o Infarmed justifica a recolocação no mercado do produto “Banhóleum creme gordo” com base num relatório da sociedade “Sofex Farmacêutica, Lda.”, empresa responsável pelo produto. De acordo com o Infarmed o documento assegura que as embalagens se encontram em conformidade com a legislação em vigor aplicável, designadamente, que os lotes a introduzir, não possuem na sua composição o conservante “Methyldibromo glutaronitrile”.

Por sua vez, a decisão que restitui ao mercado os produtos “Keren 2 Ampolas Antiqueda Bifásicas Mulher”, “Keren 2 Ampolas Antiqueda Bifásicas Homem”, “Keren 2 Ampolas Manutenção Mulher” e “Keren 2 Ampolas Manutenção Homem” da marca “Keren 2”, tem por base algumas garantias semelhantes dadas pela “Nicepharma – Especialidades Farmacêuticas, Lda.”. A empresa responsável pela colocação no mercado dos referidos produtos assegura que as embalagens a introduzir no mercado se encontram em conformidade com a legislação em vigor aplicável, ou seja, que os lotes não possuem na sua composição ou rotulagem o conservante “Methyldibromo glutaronitrile”.

Ambos os produtos foram recolhidos em Agosto depois de ter sido detectada uma inscrição do rótulo que indicava a presença de “Methyldibromo glutaronitrile” na sua composição, ingrediente cuja utilização em produtos cosméticos e de higiene corporal está restrita apenas àqueles que se destinam a ser enxaguados, o que não é o caso destes.

Marta Bilro

Fonte: Infarmed, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: