quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Unidade móvel inicia campanha de vacinação anti-gripe no concelho de Mértola

A Câmara Municipal de Mértola, no distrito de Beja, anunciou hoje que, já a partir da próxima segunda-feira, os idosos, doentes crónicos e diabéticos do concelho vão poder contar, pela sexta vez consecutiva, com a Unidade Móvel Médico-Social de Mértola, que regressa à estrada para mais uma campanha de vacinação anti-gripe.

Em funcionamento desde 2002, esta unidade móvel já atendeu mais de 5.400 pessoas e mais uma vez, deverá percorrer todas as freguesias do concelho, até dia 08 de Novembro.

De acordo com o município de Mértola, as inscrições podem ser efectuadas nas localidades de residência dos utentes no próprio dia da vacinação, junto da Unidade Móvel Médico-Social. Os diabéticos e doentes crónicos, além do cartão de utente, devem fazer-se acompanhar de um comprovativo da doença, emitido pelo centro de Saúde.

A vacina é gratuita, uma vez que é a autarquia que suporta a totalidade da despesa, mas os beneficiários da campanha têm que residir no município e estar inscritos no centro de Saúde local, que também colabora na iniciativa.

A Unidade Móvel Médico-Social de Mértola é uma carrinha com mobiliário e equipamento médico e conta com uma equipa constituída por um enfermeiro, um assistente social, um psicólogo e um animador social, que trabalham em articulação com técnicos da autarquia e do centro de Saúde.

O serviço destina-se principalmente à população mais idosa e às famílias mais desfavorecidas do concelho.

Para além das campanhas de vacinação contra o vírus da gripe, esta unidade móvel ofereceu já rastreios à diabetes e ao colesterol, bem como acções de sensibilização sobre higiene oral, cancros da pele e da mama, auto-medicação, acidentes domésticos e tabagismo.

O mais recente reconhecimento público que esta unidade móvel recebeu foi o Prémio Nacional de Boas Práticas na Administração Local, na categoria B (sustentabilidade local), atribuido pela Direcção-Geral das Autarquias Locais.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: