quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Dívida dos hospitais público atinge pico na actual legislatura
Estado deve 768,3 milhões ao sector farmacêutico

Dois anos e meio depois de o actual governo ter tomado posse, a dívida dos hospitais públicos portugueses à indústria farmacêutica situa-se hoje no valor mais alto da actual legislatura. As entidades públicas empresariais demoram, em média, 379 dias a efectuar os pagamentos aos laboratórios fornecedores de medicamentos e meios de diagnóstico. O montante em dívida ascende já aos 768,3 milhões de euros...

As contas avançadas nesta quarta-feira pelo semanário «Expresso» são da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) e concernem um universo de 50 companhias farmacêuticas a que o Serviço Nacional de Saúde adquiriu fármacos e equipamentos a cujo pagamento ainda não procedeu. A Apifarma atesta que transitou do ano passado para este uma dívida de 632,9 milhões de euros, após três meses de contracção, e garante que, desde o passado mês de Janeiro, aquele montante não pára de aumentar.
A variação homóloga do montante em dívida sofreu um aumento de 12,5 por cento, e parte considerável (515,7 dos 768,3 milhões) está a pagamento há mais de três meses, enquanto em Agosto de 2006 a dívida com mais de 90 dias era inferior em 26,4 pontos percentuais à actual. Segundo o «Expresso», também o prazo médio para saldar o pagamento tem vindo a alargar, cifrando-se nos 309 dias em Janeiro para actualmente chegar aos 379. Confrontado com estes números, o Ministério da Saúde adiantou que está a ser preparado "um plano de redução das dívidas do Estado aos fornecedores", que recorrerá ainda às verbas do Orçamento de Estado para este ano. A Apifarma equaciona levar o caso aos tribunais, se a tutela não regularizar a situação de modo pronto.

Carla Teixeira
Fonte: «Expresso»

Sem comentários: