terça-feira, 9 de outubro de 2007

Casas da Saúde: Uma solução integrada de cuidados clínicos

Mais de 20 serviços médicos à disposição dentro do mesmo espaço

“Imagine um local onde, num ambiente de conforto, qualidade e bom gosto, qualquer cidadão pode aceder a todos os serviços de saúde que necessita”, ir a uma consulta, fazer exames complementares, fazer uma refeição e ainda visitar um familiar na residência sénior. É este o conceito das 25 “Casas da Saúde” projectadas pelo grupo Sanusquali e que deverão surgir nos 18 distritos de Portugal continental até 2012.

Centradas na definição de uma “loja do cidadão da saúde”, estas unidades permitirão agregar num mesmo espaço uma grande diversidade de prestadores de cuidados de saúde, no qual a única excepção é a cirurgia com internamento. A ideia, que já tinha sido noticiada pelo Farmacia.com.pt, consiste na criação de um espaço de saúde especializado, funcional e útil, que permitirá aos utentes beneficiar de consultas, realizar exames ou concretizar prescrições, no mesmo local, no mesmo dia e num curto período de tempo.

O projecto é da autoria da Sanusquali, um grupo criado em Maio deste ano especificamente para este projecto, que conta com o envolvimento de vários médicos e empresários ligados ao ramo da saúde. O valor total do investimento deverá ascender aos 1.239 milhões de euros e vai criar mais de cinco mil postos de trabalho. A Casa da Saúde terá as portas abertas a todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde que disponham de seguro de saúde ou que lá se dirijam a título particular.

Para além das preocupações na área da saúde, a Sanusquali não descuidou a protecção ambiental. O edifício das Casas de Saúde, da responsabilidade dos arquitectos Belém Lima e Ricardo Oliveira, está já registado no Green Guide for Health Care, o primeiro guia de edifícios verdes para o bem-estar da indústria.

Cada Casa da Saúde colocará à disposição dos utentes os seguintes serviços médicos: USF – Unidade de Saúde Familiar/Centro de Saúde, Policlínica, Centro de Genética, Clínica da Criança, Clínica da Mulher, Clínica do Coração, Clínica de Gastro, Clínica Oftalmológica, Clínica Ortopédica, Clínica de Otorrino, Clínica de Medicina Física e Reabilitação, Clínica Cirúrgica, Clínica Dentária, Clínica da Dor, Bloco Operatório, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Oftlalmologia, Oficina da Alergia, Centro de Imagiologia, Empresa de Higiene e Medicina do Trabalho, Centro de Enfermagem, Empresa de Apoio Domiciliário, Residencial Sénior, Laboratório de Medicina Nuclear e Centro de Radioterapia.

Para complementar o rol de serviços de cuidados de saúde à disposição haverá também restaurante, café, papelaria/livraria, banco, seguradora, cabeleireiro, lavandaria, florista, health club, spa/estética e OTL/parque de diversões. As unidades de saúde privadas deverão funcionar entre as 7h30 e as 22h00, sendo que as marcações de consultas e exames são realizadas através de um call center apoiado por um sistema informático preparado para verificar a disponibilidade de toda a rede de consultas e serviços, inclusivamente propondo alternativas.

Marta Bilro

Fonte: Casadasaude.pt, Diário de Coimbra, Ambiente Online, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: