terça-feira, 9 de outubro de 2007

Optherion recebe financiamento para desenvolver fármaco para a degeneração macular

A companhia biotecnológica Ophterion recebeu um apoio financeiro de diversos investidores, no valor de 37 milhões de dólares, para desenvolver o primeiro fármaco contra um problema imunitário associado à degeneração macular de forma "seca", uma doença ocular que potencialmente provoca cegueira.

A Optherion irá começar a testar uma versão fabricada de uma proteína, que é frequentemente anómala nas pessoas com degeneração macular. Esta proteína anómala foi descoberta ao examinar os genes das pessoas com a doença e os das pessoas saudáveis. O tratamento irá concentrar-se na degeneração macular relacionada com a idade (DMI) de tipo seco, que coloca cerca de 70 milhões de idosos em risco de perder a visão.

Estudos da Universidade de Iowa e da Universidade de Yale sugerem que uma forma defeituosa de uma proteína, denominada factor H do complemento, pode danificar a mácula ao aumentar a inflamação. A Optherion está a apostar na possibilidade de outra forma do factor H, que aparece nas pessoas com um risco muito menor de degeneração macular, poder prevenir que a forma seca da doença piore. As investigações sugerem que o factor H normal poderá acalmar a inflamação. A companhia pagou às universidades pelos direitos para trabalhar no factor H e noutra proteína, factor B do complemento.

A Optherion irá iniciar a investigação, em testes in vitro e em animais, para determinar se o seu fármaco poderá conter os danos nos tecidos oculares. O fármaco irá actuar numa fase mais inicial da doença do que o Macugen, da Pfizer, e o Lucentis, da Genentech, que tratam a forma húmida mais avançada.

A degeneração seca da mácula, a parte mais sensível do olho, ocorre quando o produto de desperdícios, as drusas, começam a acumular-se nos tecidos. As drusas podem ser identificadas em imagens da retina como pequenas manchas de cor clara e amarelada em redor da mácula. Na degeneração macular atrófica (seca), deposita-se um pigmento na mácula sem deixar sinais de crostas, sangue ou perda de nenhum outro líquido. Na degeneração macular exsudativa (húmida), a substância perdida (exsudada) forma um montículo, geralmente rodeado de pequenas hemorragias. Finalmente, o montículo contrai-se e deixa uma cicatriz. Normalmente, ambas as formas afectam os dois olhos ao mesmo tempo. A forma seca pode progredir para a forma mais grave, a degeneração macular húmida.

Os fundos para o estudo foram cedidos pela unidade Healthcare Financial da General Electric Co., Johnson & Johnson, Biogen Idec Inc., Purdue Pharmaceutical Products LP, Quaker BioVentures, Domain Associates e Pappas Ventures.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Bloomberg, Manual Merck, http://www.deetc.isel.ipl.pt/

Sem comentários: