terça-feira, 9 de outubro de 2007

GSK aposta na investigação de antibióticos da Anacor Pharmaceuticals

A britânica GlaxoSmithKline Plc (GSK) assinou um acordo estratégico, potencialmente avaliado em milhares de milhões de dólares, com a Anacor Pharmaceuticals para explorar o know-how da companhia biotecnológica norte-americana na descoberta, desenvolvimento e comercialização de novos medicamentos antibióticos.

A Anacor irá primeiramente ser responsável pela descoberta e desenvolvimento de candidatos a fármacos à base de pequenas moléculas contendo boro, através da prova clínica de conceito. Esta colaboração proporciona à GSK acesso à química baseada em boro contra alvos seleccionados, da Anacor. A maior farmacêutica da Europa terá a opção exclusiva de seleccionar produtos candidatos direccionados até quatro alvos de descoberta, e com o potencial de ter, no mínimo, oito opções de produtos, e de licenciar cada composto para posterior desenvolvimento e comercialização numa base global.

A Anacor irá receber um pagamento inicial de 12 milhões de dólares, e 10 milhões de dólares em financiamento equitativo. A Anacor também será elegível para receber pagamentos, que podem chegar até aos 252 milhões de dólares, quando forem atingidos objectivos relativamente a descobertas, desenvolvimento, comercialização e regulação, e até 331 milhões de dólares por cada produto.

Os candidatos a novos fármacos irão ser desenvolvidos ao abrigo do “Centre of Excellence for Drug Discovery” dedicado às doenças infecciosas e que foi recentemente criado pela GSK. A companhia tinha anunciado, em Fevereiro, que estava a preparar a unidade para a descoberta de novos fármacos para preencher a necessidade, ainda não atendida, de melhores tratamentos, particularmente tendo em vista o crescente problema relacionado com a resistência aos medicamentos e a emergência de “superbactérias”, tais como, Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA).

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Reuters, www.rttnews.com

Sem comentários: