quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Cervarix à venda segunda-feira por 433 euros

O Cervarix, vacina contra cancro do colo do útero produzida pela GlaxoSmithKline, vai estar disponível em Portugal a partir de segunda-feira e vai custar 433,23 euros no total das três doses, avança a agência Lusa, citando uma fonte ligada ao processo.

A vacina, que protege contra as estirpes 16 e 18 do vírus do Papiloma Humano (HPV), foi aprovada pela Comissão Europeia no final do mês de Setembro e vai competir com o Gardasil, da Merck, que se encontra à venda no mercado português desde o início do ano por 481,35 euros, no total das três doses necessárias.

Cada dose da nova vacina custará 144,41 euros, o que no total das três doses representa uma poupança de 48 euros face à vacina da Merck comercializada em parceria com a Sanofi Pasteur. Para além do preço, há ainda outra dissemelhança entre os dois fármacos, isto porque o Cervarix protege apenas contra as estirpes 16 e 18 do vírus, responsáveis pela maioria dos casos de cancro do colo do útero, enquanto que o Gardasil oferece protecção contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV.

A vacina contra o cancro do colo do útero não é comparticipada pelo estado português o que significa que os custos têm que ser totalmente suportados pelas utentes que resolvam optar pela sua toma.

No entanto, o executivo está já a estudar uma possível inclusão da vacina no Plano Nacional de Vacinação. Para que tal seja possível, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) está a analisar estudos de custo-efectividade, mas a decisão final sobre a comparticipação cabe ao ministro da Saúde.

No sentido de avaliar as estratégias de vacinação mais adequadas, a Direcção-Geral da Saúde e a comissão técnica de vacinação têm também analisado a doença e o contexto epidemiológico português.

Marta Bilro

Fonte: Diário Gigital, Lusa, Portugal Diário, Farmácia.com.pt.

Sem comentários: