quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Fundação Portuguesa de Cardiologia organiza pequeno-almoço saudável

Preocupada com a qualidade do pequeno-almoço dos portugueses, a Fundação Portuguesa de Cardiologia vai promover, no próximo dia 16, data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, a realização de um pequeno-almoço saudável. A refeição será preparada pelos chefes de cozinha Hernâni Ermida e Carlos Madeira, e ainda pelo cozinheiro João Simões e será servida a diversas personalidades de relevo.

O evento, que decorrerá na Sala Marquês de Pombal, do Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa, está marcado para as 9h30m, “com o objectivo de analisar as mudanças registadas na alimentação dos portugueses e respectivas consequências”, informa a Fundação Portuguesa de Cardiologia em comunicado.

Presentes estarão figuras ilustres da vida pública portuguesa, como as ex- primeiras damas Maria Barroso, Maria José Ritta e Maria Cavaco Silva, actual primeira-dama nacional. Para além destas, estarão também presentes as apresentadoras Serenella Andrade e Teresa Guilherme, as jornalistas Felícia Cabrita e Fátima Campos Ferreira, entre várias outras mulheres de relevo.

“Começar o dia sem pequeno-almoço ou com um pequeno-almoço deficiente, pode ter consequências graves nas crianças e nos adultos já que o organismo recorre a reservas, o que leva rapidamente a um estado de fraqueza que interfere na concentração, na qualidade do trabalho e da escola e na falta de reflexos”, adverte a fundação.

A realização deste pequeno-almoço, que a fundação diz estar “fora da ementa dos portugueses”, pretende assinalar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado desde 1981, sempre no dia 16 de Outubro, data da criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

A comemoração deste dia é assinalada em mais de 150 países e pretende alertar e consciencializar a opinião pública quanto a questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação, sendo todos os anos eleito um tema em particular sobre o qual incidem as actividades comemorativas. Este ano, o tema escolhido pela FAO foi “O Direito à Alimentação”.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia pretende ainda alertar para o problema da Obesidade, que cada vez mais se assume como a epidemia do século XXI, ensinando os portugueses a preparar refeições saudáveis, a começar pelo pequeno-almoço.

“De acordo com o Plano Nacional de Saúde, a obesidade é considerada a segunda causa de morte passível de prevenção. Na maioria dos países da Europa a obesidade é a epidemia em maior crescimento, afectando, anualmente, 10 a 40 por cento da população adulta”, informa o comunicado da federação.

“Nas crianças dos 7 aos 9 anos de idade a prevalência da pré-obesidade e da obesidade, em Portugal, é de cerca de 31,56%, sendo que as crianças do sexo feminino apresentam valores superiores às do sexo masculino. De salientar ainda que em Portugal, 50% dos adultos têm excesso de peso, dos quais 14% sofrem de obesidade”, segundo um estudo recente, citado pelo comunicado da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Inês de Matos

Fontes: Fundação Portuguesa de Cardiologia, Associação Portuguesa de Dietist

Sem comentários: