quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Tuberculose: OMS distribui medicamentos

19 países com maior índice da doença são os beneficiados

Fármacos contra a tuberculose vão ser distribuídos nos 19 países com maior índice de doentes. A beneficiação surge de um acordo de colaboração feito entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Unitaid, fundo internacional para a compra de medicamentos, noticiou a Agência EFE.

"Com esta colaboração, serão fornecidos medicamentos a mais de 750 mil pessoas que, de outra forma, talvez não receberiam tratamento ou o suspenderiam por falta de fármacos", afirmou um representante do Stop TB Partnership, departamento da OMS.

Segundo revelou Marcos Espinal, a iniciativa irá focalizar-se nos doentes que não respondem aos tratamentos comuns, reforçando que “fornecer fármacos contra a tuberculose às pessoas que precisam para que possam concluir o tratamento é a melhor forma de impedir que o vírus se torne resistente aos medicamentos."

Neste sentido, a Unitaid vai comprar os medicamentos no valor de 26,8 milhões de dólares e competirá à Stop TB Partnership a distribuição dos mesmos, até ao final de 2008. Entre outras, constam da lista das 19 nações eleitas o Bangladesh, Bósnia-Herzegovina, Mianmar, Iraque, Tadjiquistão, Burkina Fasso, Camarões, Costa do Marfim, Guiné, Mali, Moçambique, Ruanda.

De acordo com um responsável do Unitaid, Jorge Bermudez, a iniciativa das duas entidades passa, ainda, por escoar os fármacos contra a tuberculose com o intuito de, durante crises humanitárias, dar resposta durante a eventuais situações de escassez ou falta de previsão. “O projecto não só salvará vidas, como também, estabilizará o mercado, o que permitirá reduzir o preço dos medicamentos" sublinhou Bermudez.

Emergência mundial

Segundo a OMS, morrem mais pessoas de tuberculose, em todo o mundo, do que de qualquer outra doença infecciosa durável. Por ano, a doença mata, aproximadamente, dois milhões de pessoas. Um terço da população mundial encontra-se infectado pelo bacilo da tuberculose (bacilo de Koch) e estima-se o aparecimento de 8,8 milhões de novas notificações. Em 2005, nas 19 nações que serão beneficiadas foram detectados 75% dos casos.

Na opinião do pneumologista José Miguel Carvalho, a tuberculose "é uma doença que continua, em 2007 – 125 anos depois da descoberta do bacilo por Robert Koch e mais de 50 anos depois de se começar a dispor de medicamentos eficazes – a suscitar reacções de medo, de pânico, semelhantes às que antigamente se observavam."

A transmissão do micróbio da tuberculose processa-se pelo ar, através da respiração, que o faz penetrar no nosso organismo. Quando um doente com tuberculose tosse, fala ou espirra, espalha no ar pequenas gotas que contêm o bacilo de Koch. Uma pessoa saudável que respire o ar de determinado ambiente onde permaneceu um tuberculoso pode infectar-se. Note-se que um espirro de um doente com tuberculose projecta no ar cerca de dois milhões de bacilos. Através da tosse, cerca de 3,5 mil partículas são igualmente projectadas para a atmosfera.

Raquel Pacheco
Fonte: Agência EFE/Portal da Saúde

Sem comentários: