quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Fim-de-Semana Solidário junta mulheres mastectomizadas no Parque das Nações

Com o objectivo de sensibilizar a população e os profissionais de saúde para os problemas das mulheres mastectomizadas, a Associação “Ame e Viva a Vida” vai realizar pelo segundo ano consecutivo, no Parque das Nações, o Fim-de-Semana Solidário. O evento realiza-se nos próximos dias 13 e 14 e que com várias iniciativas culturais e com a presença de diversas figuras públicas que abraçam esta causa.

Durante estes dois dias, será prestado mais um contributo para a causa das mulheres mastectomizadas, através de um evento que conta com iniciativas a vários níveis: cultural, social, musical, teatral e moda. Concretizado com apoios externos, o único retorno resultará da venda dos seus materiais durante o fim-de-semana.

As iniciativas contarão com a presença de diversas figuras públicas, como as actuações musicais, onde estarão presentes Paco Bandeira, Rouxinol Faduncho, Paula Teixeira, Maria João Quadros e Toy. Nos desfiles de moda vão desfilar colecções dos estilistas Nuno Baltazar e Augustus, vestidas por mulheres mastectomizadas.

Fazem ainda parte do programa momentos culturais como “A Mulher e a Pintura” com Emília Nadal e “A mulher e o Teatro” com Maria do Céu Guerra, assim como a visualização de alguns vídeos de divulgação do cancro da Mama e testemunhos de doentes para a divulgação desta causa.

Ao longo deste fim-de-semana, a Associação “Ame e Viva a Vida” vai fazer uma demonstração das suas actividades, que passam por proporcionar momentos de lazer e cultura a todas as mulheres mastectomizadas, enquadradas sempre na luta contra o Cancro da Mama.

Esta associação, criada a 23 de Maio de 2006, é composta por um grupo de mulheres mastectomizadas, sobreviventes de Cancro da Mama e que, voluntariamente, se disponibilizam para apoiar todas as mulheres com esta doença e as suas famílias.

Baseada no lema “Ame e Viva a Vida”, a associação pretende ser um porto de abrigo para todas as mulheres que sofram de cancro da mama, encontrando-se a funcionar nas antigas instalações do Núcleo de Senologia, do Hospital do Desterro.

O cancro da mama é ainda a primeira causa de morte entre as mulheres portuguesas com idades compreendidas entre os 35 e os 55 anos. Contudo, os últimos avanços terapêuticos ao nível da prevenção e do diagnóstico precoce, assim como a evolução dos tratamentos, têm vindo a diminuir a taxa de mortalidade desta doença.

Inês de Matos

Fontes: Jasfarma, Associação “Ame e Viva a Vida”

Sem comentários: