sexta-feira, 29 de junho de 2007

Asma: tratamento inovador sob investigação

Termoplastia brônquica: aquecer vias respiratórias indiciou melhoras

Chama-se termoplastia brônquica e pode ser uma grande ajuda para os asmáticos. É um tratamento endoscópico inovador - através do aquecimento das vias respiratórias - cujo procedimento (ambulatório) demora 30 minutos. Um estudo efectuado deu provas de melhoras.

“A termoplastia brônquica usa um ‘bronquioscópio’ para fornecer energia térmica às paredes das vias respiratórias, a fim de reduzir a dilatação do músculo liso destas vias, uma vez que, este tecido é que contribui para a contracção das vias e para a dificuldade respiratória dos pacientes com asma”, explicou Sperb Rubin, do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre (Brasil).

O especialista brasileiro examinou a eficácia e a segurança da termoplastia brônquica no tratamento de asmáticos, a maioria dos quais com asma severa. A investigação incluiu 112 doentes de quatro países, entre 18 e 65 anos. Sperb Rubin acompanhou ainda estes pacientes, durante um ano, após o tratamento.

No artigo de sua autoria intitulado «Asthma Control during the Year after Bronchial Thermoplasty» (Controle da asma durante o ano após a termoplastia brônquica) - publicado no «New England Journal of Medicine» (NEJM) -, o especialista descreve o processo: “É introduzido na boca ou no nariz um bronquioscópio (um tubo flexível) e é guiado até aos pulmões, depois, a energia de radiofrequência é enviada através de um cateter que aquece a via de passagem, reduzindo, assim, a quantidade de músculo na passagem do ar sem provocar lesões de longo prazo ou cicatrizes”, concretizando “com menos músculo há menos hipóteses de contracção das vias respiratórias ou de espasmos, ou seja, alívio.”

Redução de crises nos doentes tratados


De acordo com o relatório divulgado no NEJM, os doentes tratados com termoplastia brônquica demonstraram melhoras, comparativamente, com o grupo de controlo que não recebeu o tratamento. “Os dados recolhidos, durante um ano, demonstraram que os asmáticos tratados tiveram, aproximadamente, 10 crises de asma a menos por ano, estiveram livres dos sintomas em menos 86 dias (por ano), e exigiram uma quantidade de medicamento de alívio significativamente menor. Relataram ainda uma melhoria significativa na qualidade de vida e no controle da doença”, lê-se no artigo.

A termoplastia brônquica é um procedimento que usa o sistema Alair® - um dispositivo sob investigação e com marca comercial registrada da Asthmatx, Inc.

Portugal

A asma é uma doença crónica e representa um grave problema de saúde pública. Afecta mais de 150 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que mais de 600 mil pessoas sofram de asma.

No nosso País, os medicamentos têm de ser receitados pelo médico, havendo vários tipos: inaladores ou bombas e comprimidos ou xaropes. Só os médicos podem determinar que comprimidos, xaropes, inaladores ou aerossóis são adequados a cada caso, em que doses devem ser tomados e aplicados e qual a duração do tratamento.

Existem também vacinas, aplicáveis quando é determinado o agente que provoca a alergia, o que as torna uma possibilidade de tratamento eficaz. Os doentes com asma de alto risco têm acesso facilitado às Consultas Diferenciadas de Asma, com atendimento nas primeiras 24 horas após a sua identificação.

Raquel Pacheco

Fonte: New England Journal of Medicine/Jornal de Pneumologia/PortaldaSaúde

Sem comentários: