sexta-feira, 29 de junho de 2007

Transmissão heterossexual do HIV aumenta em Portugal

O HIV Meeting Point reuniu em Óbidos vários especialistas nacionais e internacionais que analisaram a situação do HIV/Sida em Portugal. Uma das principais conclusões deste encontro alerta para o facto da transmissão heterossexual estar a aumentar a nível nacional, ocupando já o segundo lugar na tabela dos principais grupos de contágio.

Elizabeth Pádua, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, encarregou-se de chamar a atenção para a expressividade dos números. De acordo com esta investigadora, “a 31 de Março de 2007, encontravam-se notificados 31.132 casos de infecção VIH / SIDA nos vários estádios de infecção. O total acumulado de casos de SIDA era de 13.762 dos quais 452 causados pelo vírus VIH-2”.

Apesar do maior número de casos notificados se referir a toxicodependentes, o aumento da transmissão heterossexual é uma realidade, sendo já considerada a segunda maior causa de infecção. De acordo com os padrões epidemiológicos registados em 2002, a tendência, afirmam os especialistas, é o aumento proporcional do número de casos de transmissão heterossexual e uma diminuição dos casos associados à toxicodependência.

Durante o encontro, promovido pela Gilead Sciences, foram debatidas as terapêuticas Anti-retrovirais e as suas alterações metabólicas, as suas resistências, as alterações renais e a qualidade de vida dos doentes. Alguns dos presentes deram a conhecer casos clínicos que procuraram servir como exemplo dos resultados obtidos com as actuais terapêuticas praticadas em Portugal.

O HIV Meeting Point ’07, que se realizou no Hotel Marriott, em Óbidos, no dia 23, procurou promover a troca de conhecimentos e experiencias entre os mais de cem profissionais de saúde presentes. O simpósio contou com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas, do Núcleo VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida.

Marta Bilro

Fonte: Saúde na Internet, Jornal do Oeste.

Sem comentários: