sexta-feira, 29 de junho de 2007

Maça na gravidez pode proteger feto da asma

Grávidas que comem muitas maçãs estarão menos predispostas a ter um filho asmático. A conclusão é de um estudo feito por uma universidade escocesa e foi apresentada durante a conferência da Associação Torácica Americana.

A investigação conduzida pelos cientistas da Universidade de Aberdeen, na Escócia, assentou em entrevistas sobre os hábitos alimentares de duas mil grávidas e, posterior acompanhamento da saúde dos filhos por um período cinco anos.

Os investigadores constataram que os bebés cujas mães comeram quatro ou mais maçãs por semana, tiveram menos hipóteses de sofrer de asma, em comparação com aquelas que comeram a fruta menos de uma vez por semana.

No mesmo estudo, os cientistas sugerem que comer peixe durante a gravidez diminui os riscos de a criança desenvolver eczema. “Os filhos de mulheres que tenham comido, pelo menos, uma vez por semana, uma porção de qualquer tipo de peixe durante a gravidez, viram reduzido para metade o risco de desenvolvimento de eczema, pelas crianças, nos primeiros cinco anos de vida”, afirmaram os cientistas, considerando que “nenhuma outra comida parece estar ligada a quedas nos índices de asma e eczema.”

A equipa escocesa ressalvou, porém, que provar as ligações entre dieta materna e a saúde do bebé “é uma tarefa muito difícil”, reconhecendo “o grande número de outros factores que influenciam o desenvolvimento da criança.”

Que a maçã – devido às suas propriedades antioxidantes - pode ter efeitos positivos sobre a saúde pulmonar dos adultos, não é uma descoberta nova para nutricionistas e médicos, assim como, os efeitos benéficos do peixe - devido ao elemento Ômega 3 -, nomeadamente, os mais oleosos.

Sumo de maçã


Um outro estudo publicado no «European Respiratory Journal» - e, na altura, divulgado pelo FARMACIA.COM.PT – revela que, crianças que bebam muito sumo de maçã estão menos propensas a desenvolver sintomas asmáticos.
Segundo a investigação elaborada pelo Instituto Nacional de Coração e Pulmões, do Reino Unido, as crianças que tinham bebido sumo de maçã, pelo menos, uma vez por dia, mostraram metade da probabilidade de desenvolver sintomas asmáticos do que as crianças que o ingeriam apenas uma vez por mês.
Os cientistas envolvidos no estudo, sugeriram que “os flavonóides e ácidos fenólicos encontrados nas maçãs ajudaram a acalmar inflamações nas vias respiratórias, um mecanismo essencial na asma.”

Raquel Pacheco e Pedro Capão


Fonte: Notícias.Terra.com/Correio.web/BBC News

1 comentário:

ptcp disse...

Agradeço a parceria! Mas considere apenas o farmacia.com.pt como fonte para o seu artigo, não necessita de mencionar o nome do autor do artigo. Obrigado na mesma mas por conhecer bem o mérito de fazer um artigo acho que neste caso é apenas seu.