sexta-feira, 29 de junho de 2007

Rastreios gratuitos à osteoporose chegam ao distrito de Setúbal

O distrito de Setúbal recebe, em Julho, a iniciativa Rastreios ao Risco da Osteoporose que pretende promover a prevenção e detecção precoce desta doença. Ao abrigo da campanha nacional de rastreios gratuitos à população, cerca de 100 farmácias em todo o país vão acolher o projecto.

O farmacêutico começa por preencher um questionário com os dados do doente que foca alguns dos hábitos do indivíduo e posteriormente é realizado o exame de medição de densiometria óssea.

Os resultados são anexados ao questionário previamente preenchido e o processo é entregue ao paciente rastreado que, deverá dirigir-se ao seu médico de família. O objectivo é apenas avaliar o risco de incidência, sendo que o diagnóstico fica a cargo do médico.

A iniciativa conta com o apoio da Ratiopharm, multinacional alemã líder no mercado de genéricos, que disponibiliza os recursos humanos e materiais necessários à realização do evento. A campanha teve início em Outubro de 2006 nas farmácias aderentes e chega agora à Farmácia Tavares de Matos, em Pinhal Novo nos dias 9 e 10 de Julho.

Marta Bilro

Fonte: Rostos

Sem comentários: