sexta-feira, 29 de junho de 2007

Iogurte Actimel evita diarreia causada por antibióticos

Um grupo de investigadores britânicos descobriu que o Actimel, um iogurte liquido produzido pelo grupo francês Danone, contêm uma bactéria benéfica que ajuda a prevenir a diarreia causada pelos tratamentos com antibióticos.

Uma em cada 250 mortes ocorridas nos hospitais é causada pela bactéria Clostridium difficile, particularmente resistente ao efeito dos antibióticos, que provoca fortes diarreias nos pacientes, resultando por vezes em sérias complicações médicas.

Os pacientes sujeitos a tratamentos com antibióticos sofrem frequentemente de diarreia, entre 5 a 25 por cento, o que se deve ao facto dos fármacos destruírem as bactérias intestinais. Como tal, diversos médicos têm vindo a recomendar aos seus pacientes a ingestão de iogurtes, de forma a repor estas bactérias benéficas.

De acordo com o estudo hoje publicado no British Medical Journal, os pacientes em tratamento com antibióticos que ingeriram o iogurte Actimel da Danone registam um processo de recuperação mais rápido

O Actimel contêm três tipos de bactérias benéficas, Lactobacillus casei, L. bulgaricus and Streptococcus thermophilus. Um grupo de investigadores, liderados por Mary Hickson, dietista do Imperial College e do Hammersmith Hospital, em Londres, aperceberam-se que estas bactérias poderiam ajudar a evitar a diarreia e como tal decidiram testar a eficácia do Actimel.

O estudo envolveu a observação de 135 individuos de meia idade e idosos, que concordaram em tomar Actimel ou outro produto similar, duas vezes ao dia, durante o período de tratamento e ao longo da semana seguinte.

Os resultados foram animadores, já que apenas 12 por cento dos pacientes que tomaram Actimel tiveram diarreia, contrariamente aos 34 por cento registados nos pacientes que tomaram outra bebida semelhante.

O Actimel “não tem efeitos adversos e é bem aceite”, garantem os investigadores, representando uma redução muito substancial nos gastos com o tratamento da diarreia, que custam cerca de oito mil dólares por paciente aos hospitais, enquanto que o Actimel representa uma despesa de apenas 120 dólares por pessoa.

Apesar de os investigadores ainda não terem percebido exactamente como funciona o iogurte, os resultados falam por si, no entanto, as conclusões não podem ser extrapoladas para outros produtos probióticos, que precisam ainda de ser testados através de premissas idênticas.

Inês de Matos

Fonte: Reuters

Sem comentários: