quinta-feira, 12 de julho de 2007

Bayer adopta estratégia virtual

À medida que a concorrência aumenta, a indústria farmacêutica aplica-se, cada vez mais, na procura de novos trunfos. Consciente da importância das tecnologias, a Bayer Healthcare está a utilizar um jogo de computador para atrair a atenção das camadas mais jovens da população, para um analgésico destinado a combater as mazelas do avanço da idade.

O Aleve Liquid Gels, lançado em Março nos Estados Unidos da América, é um medicamento de venda livre, normalmente utilizado por pessoas acima dos 50 anos de idade com o objectivo de aliviar as dores nas costas e as dores provocadas pela artrite. O laboratório pretende agora aproximar o produto da camada de população com idades entre os 25 e os 49 anos.

Acedendo ao portal www.aleviator.com os internautas podem acompanhar uma narrativa ficcional que os conduz através de um conjunto de pistas e lugares na rede, wikis e blogues. Por cada visitante que siga o jogo até ao final, algo que demora cerca de um minuto, a Bayer faz uma doação que varia entre os 3,6 e os 7,3 euros ao “Conservation Fund”, um grupo de defesa ambiental sem fins lucrativos.

“O Aleve tornou-se famoso e é visto pelos consumidores mais velhos como um óptimo produto para a artrite”, salientou Jay Kolpon, vice-presidente do departamento do desenvolvimento de marketing e negócios da Bayher Healthcare, uma divisão da alemã Bayer sedeada nos Estados Unidos da América. “Os géis líquidos destinam-me aos jovens e a condições que antecedem a artrite, tais como as dores no corpo ou dores musculares”, acrescentou.

Para já, a campanha é encarada pela Bayer como algo em fase experimental e que deverá evoluir cuidadosamente. Conforme explicou Kolpon, a adesão e consciência dos visitantes em relação à marca vai ser avaliada, bem como a doação ao “Conservation Fund”. O Aleve (Naproxeno), em comprimidos, é comercializado em Portugal desde 2002.

Marta Bilro

Fonte: The New York Times, The Earth Times, Monsters & Critics.

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