quinta-feira, 12 de julho de 2007

EFSA alerta para o potencial cancerígeno do corante E128

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) tem-se mostrado preocupada com a utilização do corante E128, também conhecido como Encarnado 2G, em produtos alimentares, nomeadamente em salsichas e hambúrgueres, uma vez que testes de laboratório realizados em ratos, têm mostrado que existe potencial risco de cancro no consumo destes produtos.

O corante em causa tem sido autorizado na Europa para incorporação em salsichas e hamburgueres que tenham 4% a 6% de conteúdo em cereais ou vegetais, no entanto, os resultados dos testes levaram já o conselho de especialistas em aditivos que apoia tecnicamente a EFSA, a recomendar que o corante E128 não seja considerado seguro para consumo humano.

O corante E128 converte-se numa substância de consistência oleosa chamada anilina, durante o processo de digestão e assimilação. Durante os testes de laboratório, foi injectada anilina aos ratos, que acabaram por desenvolver tumores.

Os especialistas consideram que estes resultados não podem ser ignorados, pois mostram claramente o potencial carcinogénico da anilina.

A EFSA encontra-se neste momento a proceder à revisão e confirmação de provas sobre os riscos dos corantes alimentares e ontem foi a vez de o Parlamento Europeu aprovar, na generalidade, uma regulamentação que harmoniza e simplifica o recurso a aditivos pela indústria agro-alimentar, prevendo-se a reavaliação de cerca de 300 destas substâncias.

Inês de Matos

Fonte: Jornal de Noticias

Sem comentários: