sábado, 14 de julho de 2007

Dieta ocidental aumenta risco de cancro da mama

Um novo estudo publicado na revista Cancer Epidemiology revelou que a dieta ocidental, rica em gorduras, açucar e carne, pode aumentar até 60 por cento o risco de cancro da mama em mulheres na menopausa.

O estudo comparou a dieta ocidental com a oriental e confirmou uma relação que estudos posteriores já tinham estabelecido entre o consumo de carne e de refeições com alto teor de gordura e o risco de cancro, doenças cardíacas e diabetes.

A incidência de cancro da mama em mulheres asiáticas que mudaram a sua dieta alimentar e passaram a seguir o estilo ocidental, alertou os investigadores do Centro Oncológico Fox Chase de Filadélfia, nos EUA, que decidiram seguir de perto o fenómeno.

Durante o estudo foram observados os hábitos alimentares de 3 mil mulheres de Xangai, das quais 1500 sofriam de cancro da mama. Os resultados foram esclarecedores, como realça Marilyn Tseng, do Fox Chase, existe “um efeito evidente quando observamos mulheres após a menopausa e com excesso de peso. Parece que existe uma interacção entre a dieta de carne e açúcar e o sobrepeso”.

O professor de saúde e nutrição na Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, Lawrence Cheskin, sublinha a importância da alimentação, essencialmente no período da menopausa, considerando que o estudo agora publicado, “é mais uma prova de que a dieta praticada pelas mulheres está relacionada com o aparecimento de cancro”.

Inês de Matos

Fonte: Jornal Universitário de Coimbra

Sem comentários: