
Um estudo feito na Universidade de Iowa, Estados Unidos, concluiu que, mais do que as palavras difíceis, os bebés demoram mais tempo a aprender os vocábulos “olá”, “papá” e “mamã”.
Até hoje, os especialistas ainda não tinham conseguido dar resposta à explosão de vocabulário que ocorre por volta dos 18 meses de idade mas, agora, uma investigação - publicada na revista norte-americana «Science» - parece explicar o fenónemo.
De acordo com o estudo noticiado pela Agência Lusa, “cerca de 4.000 palavras podem ser aprendidas em menos de um quarto do tempo que leva uma criança a aprender as primeiras 1.500”, ou seja, “olá”, “papá” e “mamã” podem ser as primeiras palavras dos bebés, porém, os investigadores acreditam que estes vocábulos levam mais tempo a aprender do que os mais difíceis.
Bob McMurray, autor da pesquisa e psicólogo, defendeu que “as crianças têm que aprender mais do que uma palavra de cada vez e devem aprender um número cada vez maior de palavras mais complicadas, ou mesmo difíceis, e não palavras fáceis”, explicando que o uso de simulações e análises matemáticas permitiu descobrir que “se estas duas condições se verificarem, temos sempre uma explosão de vocabulário.”
O estudo sugere que, as crianças aprendam cerca de 60 mil palavras, desde o nascimento até à idade adulta, isto é, uma média de 8 a 10 palavras por dia. “Mamã”, “papá”, “olá” ou “adeus”, são vocábulos usados por mais de metade dos bebés com cerca de um ano de idade e quatro meses depois, perto de 70 por cento das crianças já usa termos como “bola” ou “bebé” e mais de 50 por cento dos bebés pronuncia palavras como “garrafa”, “passáro”, “balão”, “olho” e “livro”, associadas a objectos.
Segundo a investigação, o vocabulário evolui rapidamente e passa a incluir verbos e adjectivos, como “aberto”, “molhado” ou “sujo” aos dois anos.
Raquel Pacheco
Fonte: Agência Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário