segunda-feira, 6 de agosto de 2007

FDA dá luz verde ao Selzentry

O Selzentry (maraviroc), produzido pelo laboratório Pfizer, recebeu aprovação da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA). Este é o primeiro de uma nova classe de medicamentos anti-HIV que deverá estar disponível no mercado dos Estados Unidos da América em meados de Setembro.

O fármaco, que recebeu recentemente aprovação na União Europeia, bloqueia o CCRC, co-receptor que funciona como porta de entrada principal para o vírus nas células imunitárias humanas. A FDA autorizou a utilização do medicamento em doentes que não apresentaram reacção a outras terapias ou em casos nos quais o diagnóstico confirma que a estirpe do vírus está relacionada com o receptor CCR5.

À medida que a competição aumenta e que protecção das patentes de alguns dos seus fármacos mais importantes vai expirando, a farmacêutica norte-americana procura nos novos medicamentos uma janela de oportunidades que lhe permitirá impulsionar os lucros.

Tal como foi referido pelo Farmacia.com.pt, num artigo publicado em Junho, que aborda a insustentabilidade da indústria farmacêutica, em 2012, a Pfizer terá que enfrentar o fim da exclusividade sobre a patente do Viagra (Sildenafil) e do Lipitor (atorvastatina, comercializado em Portugal como Zarator), o medicamento mais vendido no mundo, o que se traduzirá na perda de 41 por cento das suas receitas.

Os analistas do sector prevêem que as vendas anuais do Selzentry atinjam os 360 milhões de euros em 2011.

Marta Bilro

Fonte: CNN Money, Reuters.

Sem comentários: