segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Desenvolvimento de fármaco para a pneumonia origina parceria entre Bayer e Nektar

A Bayer HealthCare, divisão de cuidados de saúde do grupo alemão Bayer, e a Nektar Therapeutics estabeleceram um acordo para desenvolver e comercializar o NKTR-061, destinado ao tratamento de pneumonias causadas por bactérias gram negativas. A terapia vai utilizar uma tecnologia da Nektar capaz de distribuir uma fórmula específica de amicacina, um antibiótico que pode ser inalado.

A Bayer deverá entregar um pagamento adiantado superior a 36 milhões de euros e posteriormente, vai proceder ao pagamento de 90,6 milhões de euros referentes ao cumprimento de objectivos. Caso o produto seja aprovado, as duas empresas vão promover o fármaco em conjunto no mercado norte-americano e partilhar os lucros daí provenientes. No exterior, a Nektar vai receber uma parcela dos royalties das vendas do produto que não será superior a 30 por cento.

Conforme ficou definido pelos termos do acordo, a Bayer fica responsável pelo desenvolvimento clínico, a estratégia de regulamentação, produção e comercialização do produto, com a Nektar a participar em todos os aspectos de tomada de decisão.

Marta Bilro

Fonte: FDA News, Reuters, Forbes, Manual Merck.

Sem comentários: