segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Hemopurifier pode travar epidemias

Aethlon Medical desenvolveu aparelho inovador que remove vírus e toxinas do sangue antes de atacarem células e órgãos

A Aethlon Medical, uma empresa de biotecnologia da Califórnia, desenvolveu um dispositivo – patenteado como Hemopurifier – que poderá evitar a propagação de epidemias. O laboratório, anunciou, recentemente, a comercialização do aparelho na Índia, em 2008, com vista à aceitação do produto naquele mercado.

Trata-se de um aparelho inovador de filtração do sangue, cujo objectivo é o tratamento de doenças infecciosas. O Hemopurifier usa um método similar à diálise para remover os vírus e as toxinas antes de a infecção atacar as células e os órgãos. A novidade é que a terapêutica pode começar sem identificação prévia do “intruso” infeccioso.

Vários artigos científicos deram “boa nota” ao Hemopurifier, como instrumento de "limpeza" do sangue. Também a FDA - com base nos estudos pré-clínicos em sangue de humanos que provaram a eficácia do Hemopurifier em capturar o VIH (vírus da sida) e da hepatite C, o vírus da SRAS (Síndrome Respiratória Aguda Severa, assim como, outras doenças infecciosas crónicas resistentes a vacinas - reconheceu o aparelho como um potencial dispositivo médico capaz de travar doenças.

De acordo com a Aethlon Medical, “o objectivo do tratamento é reduzir a carga viral do sangue, de modo a que o natural sistema imunitário da pessoa possa recuperar para, depois, travar uma batalha eficaz contra a infecção.”

No entanto, a empresa ressalva ainda que “a natureza do Hemopurifier permite, também, que seja usado juntamente com outras terapias, nomeadamente, fármacos e vacinas (se existirem).”

“O aparelho de filtração do sangue é apresentado em dois tamanhos e usa-se com bombas portáteis ou com máquinas de diálise. A versão mais pequena tem a dimensão de uma caneta grande e pode ser ligado a uma artéria no braço por pessoal de emergência médica, usando apenas agulhas, tubos e adesivo”, explicou o director da Aethlon, James A. Joyce. Terminada a filtragem do sangue (processo que dura algumas horas), os médicos podem começar a identificar o vírus a partir das amostras de sangue.

“A estratégia para iniciar a comercialização na Índia corresponde aos objectivos internacionais de Aethlon e ao esforço da companhia em avançar o Hemopurifier como um tratamento global das ameaças pandémicas e até, do bioterrorismo emergente”, esclareceu Joyce, anunciando que, naquele país, a tecnologia focalizar-se-á em oferecer tratamento à febre hemorrágica do Dengue, VIH e hepatite-C.

Em iniciativas anteriores na Índia, a Aethlon já conseguiu comprovar a eficácia e segurança do instrumento recorrendo a 24 estudos feitos com doentes.

Raquel Pacheco

Fonte: Aethlon Medical

Sem comentários: