terça-feira, 21 de agosto de 2007

Descoberto possível indício para o tratamento da hipertensão

Foi identificado um possível indício para o tratamento da hipertensão quando investigadores do Centro Médico da Universidade Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos, estudavam a razão pela qual os fármacos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) podem provocar esta doença.

As conclusões deste estudo, publicadas na edição de 16 de Agosto de 2007 na “The Journal of Clinical Investigation”, apontam para o facto de que a inibição de certos factores solúveis poderá abrir caminho a novos tratamentos para a hipertensão.

Segundo os investigadores, a hipertensão está associada a um aumento do risco de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVC), e ao consumo frequente de fármacos anti-inflamatórios não-esteróides. Contudo, os investigadores desconhecem a razão pela qual estes fármacos provocam hipertensão, uma vez que estes inibem a produção de vários factores solúveis, as prostaglandinas, que podem afectar a pressão sanguínea. As prostaglandinas são substâncias semelhantes às hormonas, que alteram o diâmetro dos vasos sanguíneos, elevam a temperatura corporal como resposta à infecção e desempenham um papel crucial na coagulação do sangue. Todavia, desconhecem-se ainda os efeitos da inibição dos receptores individuais das prostaglandinas.

Quando estavam a tentar resolver esta questão, os investigadores identificaram um possível indício para o tratamento da hipertensão. No estudo é demonstrado que os inibidores do receptor EP1 da prostaglandina E2 (PGE2) reduzem a hipertensão em ratos. A descoberta de que os ratos que têm carência de EP1 estão protegidos contra os efeitos hipertensos dos antagonistas específicos da angiotensina II e de EP1 corrobora a descoberta anterior. Os autores sugerem que apontar ao receptor EP1 da PGE2 poderá ser uma forma viável para tratar a hipertensão.

O artigo pode ser consultado na íntegra em: The Journal of Clinical Investigation.

Isabel Marques

Fontes: www.correofarmaceutico.com, www.jci.org, www.manualmerck.net

Sem comentários: