terça-feira, 21 de agosto de 2007

Occlutech pede invalidação da patente europeia da AGA

Fabricante alemã alega "diferenças fundamentais" entre dispositivos para oclusão coronária

A Occlutech GmbH, fabricante alemã e líder europeia de dispositivos para oclusão coronária continua o braço-de-ferro com a AGA Medical. Agora, anunciou ter dado início ao processo de não violação de patente (de que foi acusada), onde solicita também a invalidação da patente europeia da AGA no Reino Unido.

Segundo noticia a PRNewswire, “devido à existência de arte anterior, a maioria das reivindicações já interpretadas nas patentes pela AGA Medical não foi aceite pelos revisores do Gabinete Europeu de Patentes no processo original de aprovação de patentes”, motivo este apontado como “mais do que justificativo e significativo” para a Occlutech solicitar a invalidação ao tribunal britânico.

De acordo com a informação avançada pela mesma fonte, a Occlutech terá ainda solicitado que o tribunal do Reino Unido declare que os dispositivos da fabricante alemã estão fora do âmbito da patente da AGA, “devido às diferenças fundamentais entre a patente e às configurações dos dispositivos da Occlutech.”

"Temos uma grande probabilidade de que a patente europeia da AGA seja invalidada por esta acção e devido aos próprios actos e argumentos da AGA perante o Gabinete Europeu de Patentes”, considerou Robert Moszner, representante da Occlutech, argumentando que a base tecnológica da Occlutech é bem distinta da AGA. "Os oclusores são novos e inovadores e são protegidos por uma sólida posição da propriedade intelectual”, frisou. O responsável da companhia alemã apontou, também, a "exclusividade" dos métodos e tecnologia da Occlutech, considerando que “são superiores e bastante diferentes de qualquer outro produto do mercado.”

A data da audiência ainda não foi marcada, mas a Occlutech está confiante na celeridade da decisão e no parecer favorável do tribunal no Reino Unido confirmando a não violação da patente o mais rápido possível e invalidando a única patente europeia concedida à AGA Medical.

Tratamento de doenças cardíacas
Os dispositivos de oclusão são para o tratamento de doenças cardíacas, incluindo os defeitos e anormalidades cardíacas estruturais, tais como Defeitos do Septo Atrial (DSA), ou Forame Oval Patente (FOP), de maneira minimamente invasiva e não cirúrgica.

Raquel Pacheco
Fonte: PRNewswire

1 comentário:

ptcp disse...

Correcção: "Defeitos do Septo Atrial" por "Defeitos do Septo Auricular".