terça-feira, 21 de agosto de 2007

Desde 2003 era vendida nas farmácias mediante receita médica
Alemanha autoriza uso terapêutico da marijuana


As autoridades sanitárias da Alemanha deram luz verde à utilização da marijuana como medicamento analgésico e relaxante. Depois de 14 anos consecutivos a sofrer os efeitos da esclerose múltipla, uma doente recebeu do departamento de estupefacientes do governo alemão autorização para adquirir, na farmácia, marijuana em gotas, que pela primeira vez é administrada com finalidade terapêutica naquele país.

A partir do final deste mês, e durante um ano, Claudia H. poderá comprar regularmente o seu medicamento à base de cannabis sativa, com o objectivo de ajudar a minimizar as dores e os transtornos decorrentes da esclerose múltipla. A notícia, veiculada pelo jornal diário «Süddeutsche Zeitung», foi confirmada frente às câmaras da cadeia de televisão SWR por Johannes Lutz, do departamento de estupefacientes. O responsável disse que eventuais autorizações futuras terão de ser analisadas e decididas casuisticamente, em razão dos argumentos e da situação específica de cada paciente, salientando que o uso da droga só será autorizado nos casos em que for absolutamente imprescindível.
São cada vez mais comuns os estudos que apontam vantagens à utilização de cannabis com fins terapêuticos, enfatizando designadamente o efeito analgésico e tranquilizante da droga, principalmente nos doentes de esclerose múltipla. Muitos especialistas são a favor do uso da marijuana e alertam para o facto de, não conseguindo adquiri-la por vias legítimas, muitos cidadãos acabem por se deixar seduzir pela compra daquela droga no mercado negro.

Carla Teixeira
Fonte: Deutsche Welle

Sem comentários: